segunda-feira, 14 de junho de 2010

A escada

Certo dia, lá no início dos tempos, Deus sentiu grande curiosidade e quis ver o que se passava com Sua criação lá na Terra. Para poder descer dos Céus ele começou a construir uma comprida escada de madeira, o material mais resistente – e, portanto, mais seguro - que se conhecia naquele tempo, a fim de poder ver melhor o que Seus filhos andavam aprontando.

Mas quando os homens viram aquela imensa escada e perceberam que era o Senhor que estava vindo para fiscalizar o mundo, ficaram revoltados – e com razão, já que não é só porque se é pai que os filhos devem aceitar a visita de quem nunca dá notícias, nem demonstra carinho, nem ajuda com as dificuldades da vida. Por isso esperaram a escada ficar o suficientemente próxima do chão para tocarem fogo nela e estragar os planos de Deus.

Este, claro, ficou divinamente irado. E para que nunca mais os homens se juntassem para atrapalhar Seus planos, deu uma língua diferente para cada um dos envolvidos, de modo que eles jamais se entendessem novamente.

O que contam por aí, de fato, é outra coisa. Sem conseguirem se entender, os homens acabaram deixando essa coisa de Torre vigorar. E o caso perdido da Escada de Babel hoje em dia só serve como mais um exemplo de como a história é manipulada pela força dominante.

2 comentários:

  1. Adorei o conto cara.
    Atualmente a história é manipulada pela mídia, vemos e acreditamos no que eles querem.

    Show realmente o conto.

    ResponderExcluir
  2. Ah, gostei muito.

    Sobretudo desse gostinho de crítica subjacente.

    ResponderExcluir